快捷搜索:  as

Cientistas chineses descobrem "proteína reguladora" no d

Nanjing, 28 mar (Xinhua) -- Cientistas chineses descobriram uma certa proteína que é essencial no desenvolvimento do esperma dos mamíferos.

A equipe de pesquisa dirigida pelo professor Xu Yujun, da Universidade Médica de Nanjing, na Província de Jiangsu, leste da China, descobriu que a proteína DAZL é um regulador translacional importante para a espermatogénese.

A falta desta proteína pode conduzir à esterilidade masculina, de acordo com os pesquisadores.

O doutor Li Haixin, membro da equipe de pesquisa, explicou que os cientistas retiraram a proteína DAZL de ratos em três etapas de desenvolvimento diferentes, no dia 14,5 do período embrionário e 3,5 dias e 14 dias depois do nascimento.

"Os resultados foram concordantes; a retirada da DAZL em etapas distintas do desenvolvimento dos ratos conduziu ao bloqueio do desenvolvimento do esperma e à completa esterilidade masculina", revelou Li.

"A DAZL está envolvida em todo o processo do desenvolvimento do esperma. Em caso de falta, as proteínas especiais requeridas n?o podem reunir-se, e o esperma maduro n?o seria produzido", salientou Xu, acrescentando que a nova descoberta oferece um fundamento teórico para o tratamento clínico futuro da esterilidade masculina.

O resultado da pesquisa foi publicado pela "National Science Review", a principal revista científica em idioma inglês da China.